O papel das cidades na questão climática

As cidades estão aqui para ficar e o futuro da humanidade é, sem dúvidas, urbano. Porém, nós encontramos diversos desafios que ameaçam o futuro das nossas cidades e, à medida que a crescente população mundial for cada vez mais urbana, precisaremos descobrir maneiras de tornar nossos sistemas urbanos mais integrados, resilientes, adaptáveis, aprendendo, ao mesmo tempo, como mitigar e adaptar a esses desafios em curso.

Um dos nossos maiores desafios atuais é a emergência climática, que já está ameaçando a nossa segurança, exigindo soluções rápidas e eficazes. Olhando especificamente para as cidades e considerando que as emissões que provocam a crise climática têm origem antrópica, é também delas (das cidades) a origem da maior parte das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Ao mesmo tempo que contribuem para a crise climática, as cidades também sofrem com seus impactos, como por exemplo, com a formação de ilhas de calor, enchentes, deslizamentos, secas, epidemias etc.

Entre outros motivos, a ação climática a nível subnacional, com destaque para as iniciativas realizadas em nossas cidades, é de extrema importância. Já existem diversas iniciativas sendo realizadas nesses territórios, que têm um grande potencial para mudar o nosso rumo para um caminho sustentável, ajudando a mitigar os impactos das mudanças climáticas.

*São emitidas por atividades do ser humano.

O papel das iniciativas urbanas climáticas

A mudança do clima tem consequências que não respeitam as fronteiras dos países conforme foram desenhadas pelo ser humano. Lidar com uma crise que pode ser provocada em um lugar e ter impacto em outros exige um esforço conjunto de muitos atores diferentes.

Iniciativas urbanas climáticas são projetos que possuem um papel crucial para promover o aumento da resiliência urbana frente aos efeitos catastróficos da crise climática, ao mesmo tempo que podem contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Mesmo que essas iniciativas tenham um efeito que pode ser considerado modesto quando isoladas, seu poder emerge quando são interligadas.

O que são iniciativas urbanas climáticas?

Iniciativa em contexto urbano de caráter popular que incide positivamente na agenda climática.

Ou seja, são aqueles responsáveis por ajudar a “fechar a conta” do Acordo de Paris ao promover, mesmo que indiretamente, a redução de emissões de gases de efeito estufa e/ou o aumento da resiliência de sua comunidade.

No MIUC, consideramos iniciativas climáticas, aquelas que se inserem nas seguintes categorias a seguir:

  • Soluções Baseadas na Natureza (SbN)
  • Resíduos Sólidos (Compostagem, Reciclagem, Reaproveitamento)
  • Educação Climática
  • Energias renováveis
  • Mobilidade Urbana Sustentável
  • Agricultura Urbana e Alimentação Sustentável
  • Destinação de Resíduos
  • Economia solidária
  • Consumo consciente
  • Revitalização de espaços públicos
  • Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais em contexto urbano
  • Ativismo Climático
  • Outro
  • Educação ambiental

O MIUC é um projeto vivo e em constante transformação. Sendo assim, buscamos estar sempre atentos ao que melhor representa as iniciativas que participam do mapeamento. Categorias novas podem ser atualizadas e outras podem nascer.

Participe!

Construir ações individuais ou coletivas que impactam positivamente a natureza e as pessoas é uma tarefa heroica. Todos somos capazes de impulsionar mudanças! Entender como as iniciativas urbanas influenciam na resposta das cidades à crise climática é o primeiro passo para construir estratégias e desenvolver ações para cidades mais adaptadas e resilientes. Venha fazer parte dessa história! Cadastre sua iniciativa, seja parceiro ou apoie os projetos mapeados.